domingo, 30 de maio de 2010

Como ser solteiro?

De repente, não mais que de repente, o outro entra com o pé e você entra com a bunda naquele seu conto de fadas que parecia que não teria final feliz, simplesmente porque nunca teria fim. E agora?! O que fazer quando chorar não te servir mais? Cortar os pulsos? Dar um tiro na cabeça? Tomar todos os anti-depressivos da cartela de uma só vez? É claro que não, né?

É óbvio que, nos momentos em que o sofrimento parece não ter fim e parece ser muito maior do que se pode suportar, várias bobagens nos passam pela cabeça. Inclusive achar que nunca mais nos apaixonaremos de novo, que não merecemos viver algo legal e ser feliz, que não existe ninguém tão lindo/legal/bom de cama/divertido/inteligente, etc do que o outro que simplesmente não nos quer mais. A boa notícia é que, se você respirar fundo e deixar a vontade de se suicidar passar, vai viver pra ver que a dor também passa. E que viver vale muito a pena, com ou sem o amor da sua vida. Ou até mesmo sem um amor em sua vida. Além do mais, tem uma hora em que a gente se cansa de chorar e aciona um mecanismo de auto-defesa, um instinto de sobrevivência que fala mais alto e nos traz de volta a energia necessária pra superar e recuperar a auto-estima (espera-se, certo?).

Nessa semana vi uma frase no Facebook de uma amiga que vem bem a calhar:

"Don't be afraid of shadows. They just mean there's a light shining somewhere near."
(Traduz mais ou menos assim: "Não tenha medo das sombras. Elas só significam que há uma luz brilhando em algum lugar próximo.")

Nessa semana eu também conheci o amigo de uma amiga, que acabou de se separar. Acabamos ficando amigos e, no meio de uma conversa em que tentava animá-lo, de brincadeira, eu disse que ele poderia começar por fazer uma lista das coisas que gostaria de fazer por ele mesmo. E daí eu me lembrei de uma lista que eu mesma fiz, quando tinha acabado de terminar meu namoro, entitulada: "My own reminders of ... things to do ISTEAD" (Meus próprios lembretes de ... coisas a fazer ao invés de...). Parei no 107, na época. Nela eu adicionava tudo o que eu fazia que me dava prazer ou tudo o que eu poderia fazer ao invés de ligar prô cara, ao invés de chorar até secar, ao invés de arquitetar o melhor jeito de morrer (credo!). E vim aqui meio que dividir a lista com quem possa interessar. Seja você solteiro ou não, é uma lista das coisas que te dão prazer. Uma lista das coisas que nunca deveríamos deixar de fazer por nós mesmos. Uma lista de celebração à vida. Uma lista que pode te salvar nos dias de tédio, de amigos ocupados, de namorado(a)/esposo(a) viajando/trabalhando... Eu digo "meio que dividir" porque algumas coisas só serviam pra mim, já que a ideia é personalizar pra fazer mais sentido.

Façam seus comentários e contribuições para que a lista cresça, por favor. Espero que aproveitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário